Meio ambiente e fertilidade: entenda a relação - Clínica Conceptus

Meio ambiente e fertilidade: entenda a relação

Publicado em 5 de junho de 2016 com 0 comentários

As mudanças que tem ocorrido no meio ambiente não apenas prejudicam o nosso bem-estar, mas interferem bastante no organismo humano. Estudos apontam que as toxinas nocivas que estão presentes no cotidiano podem afetar até mesmo a fertilidade. Embora não seja possível fugirmos de todas elas, é importante saber mais informações sobre o assunto para se conscientizar e tentar se prevenir ao máximo.

Como o meio ambiente pode afetar a fertilidade?

O nosso corpo pode ser afetado por inúmeros fatores, deste à estação do ano até aos alimentos que ingerimos. E os produtos químicos que estão no meio ambiente em que vivemos também afetam a nossa saúde. Um exemplo disso é o Bisfenol-A. Este pode ser encontrado em utensílios de plásticos ou latas, e é apenas uma das toxinas perigosas que podem interferir na fertilidade humana.

Pesquisas apontam que algumas substâncias tóxicas estão relacionadas ao aumento das taxas de perda gestacional. Então as mulheres que desejam engravidar precisam ter um cuidado maior para evitar exposição em excesso a produtos químicos tóxicos. Caso você já tenha filhos, esse cuidado também é fundamental, pois normalmente as crianças possuem mais riscos de absorver uma concentração maior de toxinas do que os adultos.

fetilidade-meioambiente

Como evitar as toxinas nocivas e preservar a fertilidade?

Algumas atitudes podem ajudar você a evitar melhor o contato com substâncias prejudiciais no seu dia a dia e preservar o sonho da maternidade ou paternidade, como: não aquecer alimentos ou líquidos em recipientes de plástico (sempre optar por recipientes de vidro), preferir produtos livros de Bisfenol-A (BPA), evitar o uso de produtos de limpeza que contenham fragrâncias artificiais, reduzir o consumo de carnes vermelhas e gordurosas na alimentação do cotidiano, beber bastante água, aumentar o consumo de bebidas naturais e alimentos orgânicos, e não fumar.

Atenção

É importante, acima de tudo, manter a calma. Até mesmo porque o estresse também pode afetar a fertilidade e prejudicar bastante a saúde. Os estudos sobre esse assunto ainda estão sendo feitos, então é importante continuar de olho e buscar sempre por mais informações.

Não há como negar que estamos rodeados por uma imensa variedade de produtos químicos diariamente, e que estes podem afetar nosso organismo e, consequentemente, causar problemas de fertilidade. Porém, há algumas formas de se proteger mais e evitar possíveis problemas no futuro. Além disso, é recomendável conversar com seu médico para avaliar a sua situação e descobrir as melhores medidas a serem tomadas.

Preencha os dados abaixo para receber informações sobre os serviços da Clínica Conceptus.





Tags: fertilidade, gravidez, meio ambiente, problemas de fertilidade, produtos químicos, saúde, toxinas

Deixe seu comentário