Saiba como se preparar para uma gravidez tranquila - Clínica Conceptus

Saiba como se preparar para uma gravidez tranquila

Publicado em 16 de dezembro de 2016 com 0 comentários

Quando o exame de gravidez é feito e ele dá positivo, uma forte alegria toma de conta da família que a partir de então, estará prestes a crescer. Mas, o mais importante é a consciência da futura mãe em tomar certos tipos de cuidados para que sua gestação seja tranquila e sem surpresas desagradáveis.

Existem muitas dúvidas, principalmente das mães de primeira viagem, sobre o que pode ou não fazer, o que vestir, o que comer, etc. Portanto, para ajudá-las, iremos compartilhar aqui algumas dicas simples, mas que fazem a diferença nos 9 meses de gravidez. Além das mudanças no corpo, as mudanças na rotina também devem ser levadas em conta.

A primeira dica é sobre a alimentação. Ter hábitos alimentares saudáveis durante este período é extremamente importante para preservar a saúde tanto da grávida, quanto do bebê.

O indicado é que a alimentação seja rica em frutas, legumes, vegetais, cereais integrais e peixe. Carnes magras também podem entrar na dieta, de preferência grelhadas ou cozidas. Evite o consumo de gorduras, frituras, cafeína, açúcar e sal.

A hidratação do corpo é indispensável! É indicado beber muita água para evitar os inchaços nos pés, tornozelos e pulsos, além de evitar a retenção de líquido. O corpo devidamente hidratado mantém a elasticidade da pele e previne contra estrias e manchas.

Outra dica importante é a prática de exercícios físicos. Os mais recomendados são as atividades praticadas na água, como natação e hidroginástica, pois são ótimas aliadas para a diminuição das dores na lombar e do inchaço.

Os exercícios feitos regularmente tanto ajudam a controlar o peso, quanto ajudam a diminuir a incidência de estresse e depressão.

Os cuidados com a pele na gravidez também devem ter sua devida atenção, já que nesse período as mulheres tendem a desenvolver as tão indesejadas manchas, estrias, acnes e até mesmo hemorroida.

Não abra mão do protetor solar! Ele deve ser usado diariamente e o fator de proteção deve ser a partir de 30. Além disso, evite se expor ao sol nos horários de maior incidência de raios ultravioletas.

Passe bastante hidratante na pele e aproveite para massagear a barriga. Mas, muito cuidado na escolha dos produtos. Os indicados são os hidratantes ricos em vitamina E. Óleos a base de argan, macadâmia, amêndoas e semente de uva também são recomendados.

No entanto, a maior de todas as dicas é: converse sempre com seu médico ginecologista, obstetra ou profissional especializado antes de tomar qualquer decisão quanto a escolha de alimentos, cosméticos ou exercícios. Somente fazendo um acompanhamento correto é que se pode ficar tranquila quanto aos cuidados indicados para uma gravidez tranquila e sem riscos para a mãe ou para o bebê.

Preencha os dados abaixo para receber informações sobre os serviços da Clínica Conceptus.





Tags: clínica conceptus, cuidados na gravidez, gestação, gravidez, gravidez tranquila

Deixe seu comentário