Conheça algumas atividades físicas que contribuem com a fertilidade - Clínica Conceptus
atividade-fisica-fertilidade

Conheça algumas atividades físicas que contribuem com a fertilidade

Publicado em 19 de fevereiro de 2017 com 0 comentários

A prática de esportes e atividades físicas de forma moderada, juntamente com uma alimentação saudável e o controle do peso corporal, influencia de forma positiva e traz muitos benefícios para a fertilidade.

A atividade física realizada durante 30 minutos, por pelo menos três dias na semana, melhora o sistema imunológico e a saúde reprodutiva, tanto do homem quanto da mulher, pois equilibra as taxas hormonais sexuais.

Confira algumas atividades que podem ajudar na preservação da fertilidade:

Natação

natacao

Considerado um dos esportes mais completos que existem, a Natação ajuda a fortalecer todas as áreas do corpo e aumenta o tônus muscular. Além disso, é uma atividade totalmente relaxante.

 

Caminhada

corrida

A caminhada é um exercício aeróbico de baixo impacto e bastante seguro. Caminhar aumenta a resistência física, a capacidade cardiovascular e respiratória, além de melhorar a circulação sanguínea e a pressão arterial.

Musculação

musculacao

Praticada de forma regular, sem muito exagero, e com o acompanhamento de um profissional capacitado, ajuda no fortalecimento dos músculos, aumenta o gasto calórico e protege o organismo de doenças cardiovasculares.

Porém, é preciso atenção para os excessos, pois os resultados favoráveis para a fertilidade podem ser inversos.

Praticar musculação pesada é proibido e o uso de anabolizantes para buscar resultados mais rápidos pode causar a infertilidade, pois durante os exercícios o sangue do organismo é direcionado para os músculos, diminuindo a circulação sanguínea para órgãos reprodutores. Isso pode causar infertilidade, parcial ou total, tanto em homens quanto em mulheres.

Outro alerta é para os homens: andar de bicicleta pode ser prejudicial, pois o impacto contra o selim pode levar a traumas na região genital e a elevação da temperatura dos testículos, o que aumenta as chances de gerar espermatozoides em menor quantidade e com menos mobilidade.

bicicleta

Porém, o mais importante é sempre buscar orientações médicas antes de praticar qualquer exercício físico para não correr o risco de afetar a saúde ou a fertilidade.

Se você tem dúvidas sobre sua fertilidade, entre em contato conosco e agende uma consulta através do telefone (85) 3261.0011

Tags: atividade física, clinica de reprodução fortaleza, fertilidade feminina, fertilidade masculina, inseminacao artificial fortaleza

Deixe seu comentário