Como preservar a fertilidade diante do diagnóstico de Câncer - Clínica Conceptus

Como preservar a fertilidade diante do diagnóstico de Câncer

Publicado em 7 de abril de 2017 com 0 comentários

Ao ser diagnosticado com câncer, muitos pacientes se preocupam com a preservação da fertilidade. Entenda neste texto algumas das possibilidades que a medicina atual proporciona para ajudar na conservação da reprodução em pacientes oncológicos.

A quimioterapia e a radioterapia são tratamentos agressivos ao organismo humano e, com isso, acabam causando efeitos colaterais diversos, onde um deles pode ser a infertilidade. Porém, tratam-se de métodos com boa porcentagem de cura e ainda consiste no melhor tratamento contra a doença.

No caso de pacientes que pensam em ter filhos, o ideal é agendar uma consulta com um médico especialista em reprodução assistida logo após o diagnóstico do câncer, antes de se submeterem aos tratamentos, para que seja indicado o melhor procedimento.

Congelamento de Óvulos

O congelamento de óvulos engloba a indução da ovulação com medicações e a captação dos óvulos com melhores condições, que serão congelados por meio da criopreservação e mantidos até a data que se desejar utilizá-los. O indicado é que o procedimento seja feito entre 10 e 15 dias antes do início do tratamento contra o câncer.

Congelamento de Sêmen

A técnica de congelamento de sêmen é simples e o material coletado fica protegido em um banco de sêmen, o qual mantém os espermatozoides criopreservados em nitrogênio líquido por tempo indeterminado para serem utilizados quando o paciente optar, em inseminação artificial ou através de outras técnicas de reprodução assistida.

Congelamento de Embriões

Esse serviço de reprodução assistida consiste em colocar os embriões em uma solução especial com uma substância chamada crioprotetor, que evita que eles sejam danificados com o frio excessivo. Depois, os embriões são descongelados 24 horas antes da transferência, cultivados e então verificados quanto a sua viabilidade. Caso estejam em uma boa condição, o útero da paciente deve ser preparado para receber os embriões descongelados.

Se você foi diagnosticado com esta doença e está passando por essa situação, saiba que ter esperança é muito importante. Com conhecimento e a orientação de profissionais especializados é possível buscar a preservação da fertilidade e trabalhar para que a realização do sonho de ter filhos se torne realidade.

Quer saber mais sobre os procedimentos de reprodução assistida e como eles podem ajudar na preservação da fertilidade? Então, entre em contato conosco e marque sua consulta através do telefone (85) 3261.0011. Ficaremos contentes em ajudar você! 😉

Tags: câncer, clínica conceptus, congelamento de óvulos, diagnóstico de câncer, fertilidade do homem, fertilidade feminina, fertilidade masculina, infertilidade, pacientes oncológicos, preservação da fertilidade, reprodução, reprodução assistida

Deixe seu comentário