A importância do cuidado com a saúde para a fertilidade - Clínica Conceptus

A importância do cuidado com a saúde para a fertilidade

Publicado em 7 de abril de 2017 com 0 comentários

Existem muitos fatores que podem influenciar na fertilidade de homens e mulheres. Para quem deseja ter filhos, manter a saúde do corpo é um deles. Confira algumas dicas fundamentais para preservar a saúde e a fertilidade.

Alimentação saudável

Em primeiro lugar, mudar alguns hábitos diários, como manter uma alimentação regrada, é relevante para ajudar no bom funcionamento do organismo. Existem alimentos que devem ser reduzidos ou eliminados da sua rotina, como comidas industrializadas, em conserva, embutidos, frituras, ultraprocessados, com temperos prontos, etc.

O consumo exagerado de sal e de temperos prontos prejudicam a circulação sanguínea e aumenta a retenção de líquidos, por exemplo. Já os produtos industrializados, como congelados, são deficientes em vitaminas, minerais e antioxidantes, que são importantes para a fertilidade.

Obesidade e anorexia

Outro fator significativo é o controle de peso. A obesidade e a anorexia podem afetar de forma negativa o sistema reprodutor, diminuindo as chances de engravidar.

Os indivíduos com sobrepeso e obesidade possuem tecido adiposo em grande quantidade no organismo, o que pode causar alterações nos hormônios sexuais e baixar a qualidade dos óvulos e embriões na mulher e diminuir a qualidade e quantidade dos espermatozoides no sêmen do homem.

Já os indivíduos com IMC (Índice de Massa Corporal) abaixo do adequado podem apresentar diminuição ou ausência da ovulação e disfunções ovarianas na mulher e alterações da concentração, motilidade e morfologia dos espermatozoides no homem.

Sedentarismo

O sedentarismo contribui para o desequilíbrio do peso e é prejudicial para o corpo. A falta de exercícios provoca a diminuição do fluxo sanguíneo aos órgãos reprodutivos. Portanto, procure fazer atividades físicas regularmente e com o acompanhamento de um profissional para o alcance de uma melhor performance.

Prevenção DSTs

A prevenção de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) é outro fator extremamente importante para a fertilidade. Aids (HIV), clamídia, gonorreia, HPV, sífilis e algumas doenças inflamatórias podem ocasionar a infertilidade. É recomendável que as pessoas se protejam em todas as relações sexuais com o uso de preservativo, que ainda é o método mais seguro contra as DSTs.

Busque sempre estar com seu check up atualizado e procure um médico em caso de dúvidas ou sintomas estranhos no corpo. A prevenção ainda é o melhor remédio.

Preencha os dados abaixo para receber informações sobre os serviços da Clínica Conceptus.





Tags: clínica conceptus, cuidados, Dia Mundial da Saúde, fertilidade, infertilidade, prevenção, reprodução, reprodução assistida, saúde

Deixe seu comentário