Conheça as principais causas da infertilidade - Clínica Conceptus

Conheça as principais causas da infertilidade

Publicado em 23 de junho de 2017 com 0 comentários

Em Junho diversas campanhas de conscientização sobre a infertilidade são realizadas, pois muitas pessoas sofrem com a dificuldade de reprodução, que pode ser causada pelos mais variados fatores. Conheça neste post a principais causas da infertilidade!

De acordo com a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, as principais causas da infertilidade são:

  • Idade
  • Peso
  • Tabagismo
  • Doenças sexualmente transmissíveis
  • Endometriose
  • Alterações de espermatozoides

A idade é um fator que deve ser levado em conta, pois quanto mais velha é a pessoa, menor deve ser a qualidade dos gametas (óvulo e espermatozoide).

No caso das mulheres, essa relação idade e fertilidade é mais grave, pois elas já nascem com todos os óvulos que serão amadurecidos durante a vida. Assim, à medida que vão envelhecendo, essas células vão perdendo a eficácia para a concepção. Diferente dos homens, que começam a produzir espermatozoides na puberdade e continuam produzindo ao longo de toda a vida.

A falta ou o excesso de peso pode prejudicar a fertilidade. A gordura em excesso ou em baixa quantidade no corpo, acaba desestimulando a produção adequada dos hormônios sexuais femininos e masculinos, causando disfunções na ovulação e na produção e qualidade do espermatozoide.

Outro fator causador de infertilidade é o tabagismo. O cigarro possui mais de mil componentes que afetam a função reprodutiva do homem e da mulher. Essas substâncias prejudicam não só a produção de espermatozoides e óvulos, como também influenciam na motilidade tubária e na divisão das células do embrião.

As doenças sexualmente transmissíveis, ou DSTs, como Aids (HIV), clamídia, gonorreia, HPV e sífilis, podem causar a inflamação nos genitais internos do homem e da mulher, o que pode provocar a infertilidade de ambos.

A endometriose, que é uma doença onde se formam cistos e nódulos fora da camada do endométrio também pode ocasionar infertilidade. Os nódulos e cistos acabam influenciando o hormônio feminino no processo de ovulação e na implantação do embrião, dificultando a gravidez.

Não podemos deixar de mencionar as alterações de espermatozoides, pois a baixa quantidade ou qualidade deles, além da morfologia dos gametas, são fatores que influenciam também na fertilidade. São necessários exames específicos, como o exame de espermograma para fazer o diagnóstico.

Para quem deseja ter filhos, é imprescindível cuidar do corpo e da saúde para prevenir a infertilidade.

A Clínica Conceptus é pioneira em reprodução assistida no estado do Ceará e conta com serviços de Fertilização In Vitro (FIV), Inseminação Artificial, ICSI, Congelamento de Óvulos, Espermograma, dentre outros.

Se você deseja saber mais, entre em contato conosco e agende uma consulta através do telefone (85) 3261.0011.

Tags: causas da infertilidade, clínica conceptus, congelamento de óvulos, espermograma, fertilidade, fertilidade do homem, fertilidade feminina, fertilidade masculina, infertilidade, mês da infertilidade, reprodução assistida

Deixe seu comentário