Saiba qual a importância do Teste do Pezinho - Clínica Conceptus
teste-do-pezinho-blog-conceptus-conceptus

Saiba qual a importância do Teste do Pezinho

Publicado em 6 de junho de 2017 com 0 comentários

Instituído pelo Ministério da Saúde, o dia 06 de junho se tornou o Dia Nacional do Teste de Pezinho devido à sua importância. Trata-se de um exame que, em sua versão mais completa, pode detectar precocemente até 50 patologias em recém-nascidos.

O diagnóstico precoce dessas doenças é muito importante, pois proporciona condições de um tratamento já com início nos primeiros dias de vida do bebê, evitando que a deficiência se desenvolva e provoque sequelas no futuro.

teste-do-pezinho-blog-conceptus-1

Como o teste do pezinho é feito?

O Teste do Pezinho é um exame laboratorial, também conhecido como triagem neonatal ou rastreio neonatal, e é obrigatoriamente feito após as primeiras 48 horas até o 5º dia de vida, através da coleta de gotinhas de sangue, que é feita por meio de um furinho no calcanhar do bebê.

Através do sangue coletado, é possível detectar doenças genéticas (transmitidas pelos genes da mãe e do pai) e doenças congênitas (que se desenvolvem no útero), que irão precisar de tratamento precoce, com o propósito de promover a cura ou evitar graves sequelas.

Quais são as doenças detectadas pelo Teste do Pezinho?

A versão básica do teste é gratuita e detecta seis doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, anemia falciforme, hiperplasia adrenal congênita e a deficiência de biotinidase.

Existem também as formas complementares do teste, não gratuitas, como o Ampliado, que diagnostica mais quatro doenças, além das mencionadas na versão básica: deficiência de G-6-PD, galactosemia, leucinose e toxoplasmose congênita.

Há ainda o teste Plus e o Master, com outras opções de diagnóstico, podendo chegar até 50 doenças. Os nomes dos testes podem variar conforme o laboratório e a quantidade de doenças que se quer detectar.

O Teste do Pezinho é essencial para a saúde e desenvolvimento do seu filho. Garanta que ele seja feito dentro do período correto (após as primeiras 48 horas até o 5º dia de vida) para evitar problemas futuros.

E o mais importante: converse com o médico pediatra do seu filho e tire todas as suas dúvidas.

Tags: bebê, clínica conceptus, Dia Nacional do Teste do Pezinho, exame laboratorial, prevenção, rastreio neonatal, recém nascido, Teste do Pezinho, triagem neonatal