Exames Pré-Nupciais: Descubra a sua importância
exames-pre-nupciais-clinica-conceptus-1

Exames Pré-Nupciais: Descubra a sua importância

Publicado em 28 de novembro de 2017 com 0 comentários

Já ouviu falar em exames pré-nupciais? Atualmente uma grande parte dos casais já têm vida sexual ativa antes do casamento, porém ainda sim é importante realizar exames específicos (como os exames pré-nupciais), tendo em vista que o casamento é um projeto de vida para o casal, e com ele vem o sonho de filhos e de uma longa vida juntos.

Por isso é importante saber se você e seu companheiro estão bem de saúde para que isso não se torne um problema posteriormente.

Os exames pré-nupciais incluem não apenas os mais comuns como exame de sangue, urina e imagem, mas também orientações para esclarecer dúvidas que os noivos possam ter. Assim, fica mais seguro começar essa nova etapa da vida de maneira saudável e tranquila.

exames-pre-nupciais-clinica-conceptus-3

Tanto o homem como a mulher devem colher exames de sangue para avaliar doenças infecciosas sexualmente transmissíveis, como:

– Hepatite B e C

– Sífilis

– AIDS

– Toxoplasmose

– Rubéola

– Citomegalovírus

Além disso, é necessário fazer o exame de tipo sanguíneo, dosagem do açúcar no sangue para detecção de diabetes, hemograma completo para prevenir uma possível anemia, colesterol e dosagens hormonais para avaliar a função ovariana e a ovulação em alguns casos podem ser indicadas.

Para as mulheres a avaliação pré-nupcial inclui uma consulta com sua ginecologista e, quem sabe, futura obstetra.

Ela fará uma avaliação através da história clínica da noiva, buscando prováveis fatores de risco para uma gestação como hipertensão arterial, diabetes, problemas de tireoide.

Além disso, uma ginecologista pode encontrar outros problemas de saúde e, se achar necessário, encaminhar para outro especialista.

Os testes de fertilidade podem ser realizados em mulheres com mais de 35 anos, porque com a idade a fertilidade da mulher diminui. Deve também ser realizado naquelas que já sabem que têm doenças que podem causar infertilidade como a endometriose por exemplo.

exames-pre-nupciais-clinica-conceptus-2

No caso do homem, os exames de sangue são os mesmos da mulher, acrescidos de um espermograma.

Esse exame é muito importante, já que é por meio dele que é possível saber se o homem é fértil ou não.

O Espermograma é um exame que avalia a fertilidade do homem, informando  a quantidade e a qualidade do sêmen, seguindo os critérios definidos pela Organização Mundial da Saúde. O exame verifica a quantidade, a vitalidade, a motilidade e a morfologia do espermatozoide. Vale ressaltar que a Clínica Conceptus também oferece esse serviço.

Essa avaliação é fundamental para cuidar precocemente de problemas que possam atrapalhar o relacionamento do casal e as chances de se obter gravidez de uma maneira tranquila, saudável e planejada.

Para os homens com interesse em paternidade devem realizar o exame o quanto antes, pois as alterações no espermatozóide podem ser corrigidas com prescrição de alguns fármacos, reduzindo muitas vezes a necessidade de uma técnica de reprodução assistida.

Por fim, quando o casal está planejamento o casamento, deve fazer parte da programação uma visita médica do casal para prevenir possíveis problemas futuros.

Entre em contato conosco para agendar uma consulta e saber mais sobre os nossos serviços: (85) 3261-0011

Tags: AIDS, Citomegalovírus, endometriose, espermograma, ginecologista, Hepatite, infertilidade, obstetra, paternidade, Rubéola, saúde, Sífilis, Toxoplasmose

Deixe seu comentário