Novembro Azul: O câncer de próstata e a fertilidade masculina - Clínica Conceptus
Blog-Conceptus-ImagemPrincipal

Novembro Azul: O câncer de próstata e a fertilidade masculina

Publicado em 10 de novembro de 2017 com 0 comentários

As principais doenças que atingem a próstata são a hiperplasia prostática benigna, a prostatite e o câncer de próstata. Por se tratar de um tipo mais agressivo, o câncer nessa região inspira mais cuidados e pode comprometer a fertilidade masculina. No mês do Novembro Azul, lembramos a importância dessa prevenção para a diminuição dos casos da doença e apresentamos algumas informações para compreender como ela está diretamente ligada à fertilidade.

O Câncer de Próstata

Sendo uma glândula localizada na parte baixa do abdômen, envolvendo a parte inicial da uretra, a próstata também é responsável pela formação do líquido seminal que, se junta aos espermatozoides para a fecundação.

Sendo um local suscetível à formação de tumores, e que geralmente não apresentam sintomas aparentes de crescimento, a necessidade de exames periódicos para que haja um diagnóstico precoce é fundamental no tratamento desse tipo de câncer.

Os casos de câncer de próstata afetam predominantemente homens da faixa etária a partir dos 65 anos, porém, pode ocorrer em homens mais jovens. A incidência da doença é maior nos países desenvolvidos em comparação aos em países em desenvolvimento, segundo dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer.

Como a fertilidade é afetada

Os tumores em si não afetam a fertilidade masculina diretamente. O homem continua a produzir o sêmen e a eliminar espermatozoides durante o ato sexual, mesmo em menor quantidade. O que pode causar danos às células reprodutivas, causando a infertilidade, são os tratamentos em decorrência do câncer, como a quimioterapia e a radioterapia.

O que fazer para preservar as células

Male Patient Having Consultation With Doctor In Office

Quando o homem deseja a paternidade, mas tem que se submeter a tratamentos severos, como o do câncer, é altamente recomendado que ele realize o congelamento e a preservação de sêmen. Sendo uma das técnicas da medicina reprodutiva assistida, essa coleta é indolor e considerada relativamente simples.

Seu sêmen é envolvido em uma substância com criopreservação e garantida a sua qualidade e manutenção por tempo indeterminado, permitindo assim que o homem tenha mais chances de realizar a paternidade.

A Conceptus conta com essa e mais outras técnicas de reprodução assistida, em uma estrutura moderna, com laboratórios e profissionais especializados em várias áreas da medicina e reprodução humana, sendo a única clínica dessa especialidade em Fortaleza integrada a um hospital para garantir toda a assistência no momento de realizar o sonho da paternidade e maternidade.

Entre em contato conosco para agendar uma consulta e saber mais sobre os nossos serviços: (85) 3261-0011

Tags: Câncer de Próstata, fertilidade, fertilidade masculina, Medicina de Reprodução Assistida, Novembro Azul, Preservação do sêmen, prevenção