Diabetes e fertilidade: Mulheres com diabetes podem engravidar?

Publicado em 16 de março de 2018 com 0 comentários

Diabetes e fertilidade são temas que deixam as mulheres com bastante receio de realizar o sonho da maternidade.
A diabetes é uma doença caracterizada pelo excesso de glicose no sangue.

No organismo humano, a insulina é o hormônio responsável por controlar a quantidade de glicose que entra nas células.

O corpo necessita precisa desse hormônio para usar a glicose como fonte de energia.

Quando alguém tem diabetes, o organismo não produz a insulina, e logo, não consegue usar a glicose corretamente.

Infelizmente não existe cura para diabetes, mas é possível conviver normalmente com a doença fazendo o tratamento corretamente.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes no país, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população.

Mas afinal, ter diabetes significa ter problemas de fertilidade?

Ter diabetes não significa necessariamente ser infértil.
Quando a doença não é controlada, a diabetes e fertilidade podem resultar em sérios problemas para a mulher.

Quanto menor for a produção de insulina no organismo da mulher, maior será a produção de testosterona, que é o hormônio masculino.

Esse hormônio pode trazer sérios problemas na ovulação, tornando-as irregulares, e em alguns casos a mulher pode até parar de ovular.

Caso uma gestante possua a doença e não faça o tratamento adequado, o bebê corre risco de má formação fetal, além de aumentar a chance de aborto, hemorragias e partos prematuros, principalmente nas primeiras semanas de gestação.

Embora a mulher pare de ovular, com a ajuda de técnicas de reprodução assistida (como a fertilização in vitro), ela pode realizar o sonho de maternidade.

O ideal é que a portadora da doença tenha acompanhamento médico para controlar primeiramente a doença e só depois engravidar.

A Clínica Conceptus é uma clínica totalmente apta para realizar procedimentos de reprodução humana com segurança.
Entre em contato conosco e saiba mais sobre as técnicas de reprodução assistida.

Agende uma consulta e conheça os nossos serviços!

(85) 3261.0011 – WhatsApp: (85) 99935-0031
E-mail: conceptus@clinicaconceptus.com.br

Tags: diabetes, diabetes e fertilidade, diabetes e fiv, fertilidade, fertilização, fertilização in vitro, fiv, infertilidade, mulher com diabetes, mulher fiv