Queda na qualidade do sêmen humano: o que fazer?

Queda na qualidade do sêmen humano: o que fazer?

Publicado em 17 de maio de 2018 com 0 comentários

Recentemente, um estudo sobre qualidade do sêmen realizado pela bióloga Anne Ropelle mostrou um resultado que preocupou bastante alguns casais que sonham em construir uma família.

A pesquisa feita na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) afirmou que a qualidade do sêmen dos brasileiros está caindo significadamente nas últimas três décadas.

Ainda não há comprovações sobre as causas que comprometem a qualidade do sêmen, mas os especialistas acreditam que os fatores determinantes para a alteração do sêmen podem ser:

obesidade, sedentarismo, tabagismo e o consumo exagerado de bebida alcoólica.

Por isso, a Clínica CONCEPTUS deixa algumas dicas para os homens que têm o sonho de paternidade preservarem sua fertilidade e, ainda, manterem o bem estar e uma vida mais saudável.

1. Evitar cigarros

As substâncias tóxicas e radioativas que compõem os produtos podem comprometer a função reprodutiva em diversos níveis.

Afetam desde a produção dos espermatozoides, até a movimentação tubária, dentre outros.

2.Praticar atividades físicas

Além de melhorar de um modo geral a resistência, imunidade, bem-estar e auto-estima da pessoa, os exercícios podem auxiliar no equilíbrio metabólico e hormonal de homens e mulheres.

3. Manter uma alimentação balanceada

É necessário equilibrar e adaptar o organismo para que vitaminas e minerais, como ácido fólico, ferro, cálcio, vitaminas do complexo B, entre outras, estejam presentes na alimentação.

Esse equilíbrio pode evitar diversas doenças e ainda otimizar a fertilidade masculina.

4. Ir ao urologista regularmente

Infelizmente, alguns homens têm o hábito de irem ao consultório apenas quando sentem algum sintoma.

Porém, manter a visita ao urologista regularmente pode prevenir vários tipos de problemas, com maiores chances de se manter saudável.

5. Preservação da fertilidade masculina

O congelamento de sêmen é indicado para o homem que deseja preservar sua fertilidade quando for se submeter a situações em que a capacidade reprodutiva pode ser colocada em risco, como a vasectomia ou tratamento de câncer.

A técnica é simples e o material coletado fica protegido em um banco de sêmen, o qual mantém espermatozoides criopreservados em nitrogênio líquido por tempo indeterminado para serem utilizados, até o paciente optar por inseminações artificiais ou outras técnicas de reprodução assistida.

Para saber mais sobre este e outros assuntos entre em contato com a clínica para agendar uma consulta com um de nossos especialista.

Clínica Conceptus Reprodução Assistida
Telefone: (85) 3261.0011 – WhatsApp: (85) 99935-0031

E-mail: conceptus@clinicaconceptus.com.br

Preencha os dados abaixo para receber informações sobre os serviços da Clínica Conceptus.





Tags: alteração do sêmen, clínica conceptus, congelamento de sêmen, dicas para homens, fertilidade masculina, preservar sua fertilidade, qualidade do sêmen, reprodução assistida, urologista

Deixe seu comentário