Saúde da Mulher: Quais exames fazer durante a vida? - Clínica Conceptus

Saúde da Mulher: Quais exames fazer durante a vida?

Publicado em 12 de março de 2019 com 0 comentários

Saúde da mulher é um tema que deve ser abordado não apenas no mês de março, mas ao longo de todo o ano devido a sua importância.

Manter uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos são hábitos que ajudam a manter uma vida saudável.

Mas o que pouco se acredita é que fazer exames periódicos também podem trazer tranquilidade para quem procura manter a saúde feminina em dia.

Durante a vida, todas as mulheres precisam fazer visitas periódicas ao médico, mesmo na ausência de sintomas e doenças.

Os exames podem investigar condições, desde as mais simples até as mais complexas.

Quais as fases e exames necessários durante a vida para a saúde da mulher?

Na infância é recomendado o acompanhamento de pediatras para acompanhar e avaliar o desenvolvimento da criança, descartando disfunções hormonais ou doenças ainda nesta fase.

Atualmente, o Ministério da Saúde recomenda a vacina contra o HPV (Papilomavírus humano) para meninas a partir dos 9 anos como forma de prevenção da infecção.

Após a menstruação e o início da vida sexual, o ginecologista que acompanha a mulher pode solicitar exames que detectam DST, como o HPV, sífilis, clamídia e HIV.

O exame Papanicolau é extremamente importante para a saúde da mulher durante a vida adulta, junto com um profissional o exame tem poder preventivo à algumas condições.

Recomenda-se que seja feito, pelo menos, uma vez ao ano. Se houver algum tipo de alteração nos resultados, outros exames como Colposcopia e a Vulvoscopia podem ser solicitados.

Além disso, as ultrassonografias das mamas podem ser solicitados para avaliar alterações durante a vida.

Durante a vida adulta, um dos exames mais importantes é a mamografia mesmo se não houver histórico na família.

Se houver casos, o exame pode ser solicitado antes dos 30 anos. Por meio da mamografia é possível detectar microtumores, permitindo diagnósticos precoces, aumentando as chances de cura.

Entre os 40 e 50 anos, o período em que as mulheres atingem a menopausa, a reposição hormonal pode ser a solução para problemas como alterações no sono e de humor.

Além dos exames ginecológicos, a partir dessa idade é recomendado fazer avaliações cardíacas.

A saúde da mulher deve ser acompanhada em todas as fases para avaliar possíveis disfunções que podem afetar a fertilidade, além de ajudar a prevenir a doenças e manter uma vida saudável.

Conheça a Conceptus, entre em contato.

Preencha os dados abaixo para receber informações sobre os serviços da Clínica Conceptus.





Tags: atividades físicas, avaliações, cuidados, dia da mulher, DST, exames, fiv, HPV, ICSI, inseminação artificial, menopausa, mulher, reprodução assistida, saúde, vida saudável

Deixe seu comentário