Câncer: Como fica a fertilidade após o tratamento? - Clínica Conceptus

Câncer: Como fica a fertilidade após o tratamento?

Publicado em 5 de abril de 2019 com 0 comentários

O câncer ainda é uma das doenças que mais assustam a população, mas com os
avanços da medicina a doença vem sendo desmistificada através da divulgação de informações para a população.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu o dia 8 de abril como o Dia Mundial de Combate ao Câncer, com o objetivo de conscientizar a população sobre o assunto e promover e ressaltar a importância da prevenção.

A data também ressalta que existem soluções para o controle e combate ao câncer e que a prevenção é alcançável por todos.

Algumas atitudes simples como manter uma alimentação saudável, praticar esportes e fazer exames periódicos podem ajudar a detectar a doença e aumentar a chances de cura.

O câncer pode significar muitas mudanças na vida dos pacientes, principalmente aqueles que ainda sonham em construir famílias.

O planejamento familiar para essas pessoas é a melhor forma de planejar o futuro após o tratamento.

Como o câncer pode afetar a fertilidade?

Durante o tratamento do câncer, a quimioterapia, cirurgia e a radioterapia podem afetar a saúde dos pacientes, dependendo das dosagens e o números de sessões.

Em consequência do tratamento, a fertilidade pode ser afetada pelo grande fluxo de drogas e sessões, afetando a produção e maturação dos gametas.

A medicina reprodutiva pode ajudar, através de procedimentos, a preservar a fertilidade. O congelamento de embriões pode ser a solução para casais que irão passar pelo tratamento do câncer.

Para mulheres, a saída pode ser o congelamento de óvulos, onde os óvulos são coletados e preservados; e para os homens, o banco de sêmen preserva os espermatozoides até o momento que o homem optar por procedimentos de reprodução assistida.

A Clínica Conceptus oferece os serviços de preservação de gametas além de oferecer outros procedimentos como a Inseminação artificial e Fertilização In Vitro (FIV) que podem ser a solução para quem deseja realizar o sonho de construir família.

Alguma dúvida sobre os procedimentos e como eles são feitos? Entre em contato conosco.

Preencha os dados abaixo para receber informações sobre os serviços da Clínica Conceptus.





Tags: alimentação, banco de sêmen, câncer, combate, congelamento de embriões, congelamento de óvulos, esportes, fertilidade, fiv, ICSI, inseminação artificial, ovodoação, prevenção, saúde

Deixe seu comentário