Câncer de próstata e a fertilidade masculina - Clínica Conceptus

Câncer de próstata e a fertilidade masculina

Publicado em 14 de novembro de 2019 com 0 comentários

O câncer de próstata é considerado quando há a produção exacerbada de células na próstata, criando tumores e embora seja uma doença comum, muitos homens preferem não conversar sobre o assunto.

A próstata está localizada abaixo da bexiga e envolve a uretra, que é o canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.

Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides. Ao contrário do que muitos homens pensam, a próstata não tem ligação com a ereção e orgasmos.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é a segunda doença mais frequentes nos homens brasileiros, perdendo apenas para o câncer de pele.

Alguns fatores podem ser considerados de riscos e estão mais propensos ao surgimento do câncer de próstata. Como por exemplo:

• Idade: No Brasil, a cada 10 homens diagnosticados, 9 tem mais de 55 anos.
  • Sobrepeso e obesidade: a ocorrência da doença é maior em homens que estão acima do peso ideal.
  • Histórico de câncer na família: Ocorrência da doença entre parentes de 1º e 2º grau com a doença devem ser um alerta.

Câncer-de-próstata-Clinica-Conceptus

Câncer de próstata e a fertilidade

Após o diagnóstico, o tratamento adequado é recomendado e dependendo de alguns fatores pode afetar a fertilidade masculina.

Quimioterapias, radioterapias e algumas cirurgias podem causar dificuldades relacionadas à fertilidade, que pode surgir de imediato ou após um período.

Quando o tratamento é iniciado, quais as chances de infertilidade?

Os impactos que o tratamento pode causar na fertilidade dependem de alguns fatores, como o tipo e dosagem, localização da terapia ou cirurgia, idade e a condição da fertilidade antes do tratamento.

Alguns medicamentos contra o câncer de próstata têm mais probabilidade de causar danos à fertilidade. Por isso, é importante acompanhar, junto ao médico, quais medicações serão utilizadas.

Quais as opções para preservar a fertilidade?

Para os homens que estão dentro dos fatores de risco e não querem arriscar a realização do sonho de ser pai, a preservação da fertilidade pode ser a solução.

O banco de sêmen serve como uma reserva, onde é feito o congelamento dos espermatozoides em nitrogênio líquido por tempo indeterminado, até que o homem deseje usá-los.

Quer saber mais sobre a preservação de fertilidade? Acompanhe nossas redes sociais. Estamos no Facebook e Instagram.

Tags: banco de sêmen, Câncer de Próstata, DST, espermograma, fertilidade, fertilidade masculina, fiv, ICSI, infertilidade, inseminação artificial, Novembro Azul, prevenção, reprodução assistida