O câncer ainda é uma das doenças que mais assustam a população, mas com os
avanços da medicina a doença vem sendo desmistificada através da divulgação de informações para a população.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu o dia 8 de abril como o Dia Mundial de Combate ao Câncer, com o objetivo de conscientizar a população sobre o assunto e promover e ressaltar a importância da prevenção.
A data também ressalta que existem soluções para o controle e combate ao câncer e que a prevenção é alcançável por todos.
Algumas atitudes simples como manter uma alimentação saudável, praticar esportes e fazer exames periódicos podem ajudar a detectar a doença e aumentar a chances de cura.
O câncer pode significar muitas mudanças na vida dos pacientes, principalmente aqueles que ainda sonham em construir famílias.
O planejamento familiar para essas pessoas é a melhor forma de planejar o futuro após o tratamento.
Como o câncer pode afetar a fertilidade?
Durante o tratamento do câncer, a quimioterapia, cirurgia e a radioterapia podem afetar a saúde dos pacientes, dependendo das dosagens e o números de sessões.
Em consequência do tratamento, a fertilidade pode ser afetada pelo grande fluxo de drogas e sessões, afetando a produção e maturação dos gametas.
A medicina reprodutiva pode ajudar, através de procedimentos, a preservar a fertilidade. O congelamento de embriões pode ser a solução para casais que irão passar pelo tratamento do câncer.
Para mulheres, a saída pode ser o congelamento de óvulos, onde os óvulos são coletados e preservados; e para os homens, o banco de sêmen preserva os espermatozoides até o momento que o homem optar por procedimentos de reprodução assistida.
A Clínica Conceptus oferece os serviços de preservação de gametas além de oferecer outros procedimentos como a Inseminação artificial e Fertilização In Vitro (FIV) que podem ser a solução para quem deseja realizar o sonho de construir família.
Alguma dúvida sobre os procedimentos e como eles são feitos? Entre em contato conosco.