Coronavírus e fertilidade: tudo que você precisa saber sobre o assunto - Clínica Conceptus

Coronavírus e fertilidade: tudo que você precisa saber sobre o assunto

Publicado em 20 de maio de 2020 com 0 comentários

O Coronavírus (Sars-Cov-2) é o responsável pela pandemia recente que vivemos e causador da doença Covid-19. Ele faz parte de uma família de vários outros vírus causadores de infecções respiratórias e tomou grandes proporções graças sua alta capacidade de contágio.

De acordo com o Ministério da Saúde, a Covid-19 apresenta sintomas leves, que se assemelham muito com os da gripe:

• Febre
  • Dores no corpo e cansaço
  • Coriza
  • Tosse seca

Atualmente, pesquisadores britânicos buscam incluir dentro os sintomas também a perda de paladar e olfato.

Os casos mais graves da doença são identificados através de:

• Dificuldade para respirar e falta de ar
  • Febre alta
  • Dor ou pressão no peito

Por ser um vírus novos, as pesquisas em tratamentos, vacinas e informações ainda não estão completa. Veja abaixo tudo o que se sabe sobre o assunto caso você deseje engravidar:

Coronavírus e a fertilidade

Quando o assunto é tentar engravidar durante a pandemia do Coronavírus, há ainda muitas dúvidas pairando no ar. Então, devo adiar o meu sonho de gestar um filho?

Não há indícios que o vírus tenha o mesmo impacto na formação do feto, como no caso do Zika vírus, porém existem diversas questões e incerteza que envolvem a gestação nesse momento.

Por exemplo, caso você engravide de forma natural, poderá ter um acompanhamento médico de emergência comprometido devido ao aumento de internações por motivos de complicações da Covid-19

De acordo com Bruno Ramalho, médico e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), a pandemia da Covid-19 é semelhante a outras epidemias anteriores, onde foram comprometidos muitos assuntos relacionados à gestação. Dessa maneira, o médico recomenda cautela e atenção às noticias e pesquisas relacionadas ao assunto, mesmo atualmente não havendo indícios de impactos da doença na gravidez.

Por isso, é importante seguir todas as recomendações e cuidados estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde, para prevenir qualquer complicação.

Para quem busca os métodos de reprodução assistida, as orientações são mais restritivas.

Vários órgãos de regulação, como a Anvisa, e também a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASRM) e a Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH) lançaram nota reforçando a suspensão de novos tratamento de reprodução assistida.

Transferência e coleta de embriões, indução da ovulação e exames de diagnósticos estão suspenso nas clínicas de reprodução, exceto para casos oncológicos e em situações de caráter emergencial.

Clique aqui e confira a nota da Anvisa.

Como preservar minha fertilidade no pós-pandemia

A indicação para preservação da fertilidade e tentar uma gravidez com todo o acompanhamento necessário no futuro é o congelamento de óvulos e o congelamento de sêmen.

Nesse procedimento, os gametas femininos e masculinos são coletados e congelados para serem conservados até o momento de serem utilizados. Essa solução é muito utilizadas em casos onde o paciente irá passar por tratamentos contra o câncer, por exemplo.

Conheça mais sobre o procedimento:

Conte também com o nosso teleatendimento. Entre em contato via Whatsapp e tire suas dúvidas: (85) 9 9935.0031

A importância de evitar a transmissão do Coronavírus

É imprescindível nesse momento todos colaborarem para diminuir o número de contágios e mortes decorrentes da Covid-19. Por isso, fique em casa e mantenha as medidas de higiene.

Tags: congelamento de óvulos, corona, Coronavírus, coronavírus e fertilidade, coronavírus e gravidez, covid-19, fertilidade, gestação, gestação e coronavírus, pandemia, reprodução assistida, reprodução assistida e coronavírus, saúde