Recentemente, um estudo sobre qualidade do sêmen realizado pela bióloga Anne Ropelle mostrou um resultado que preocupou bastante alguns casais que sonham em construir uma família.
A pesquisa feita na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) afirmou que a qualidade do sêmen dos brasileiros está caindo significadamente nas últimas três décadas.
Ainda não há comprovações sobre as causas que comprometem a qualidade do sêmen, mas os especialistas acreditam que os fatores determinantes para a alteração do sêmen podem ser:
obesidade, sedentarismo, tabagismo e o consumo exagerado de bebida alcoólica.
Por isso, a Clínica CONCEPTUS deixa algumas dicas para os homens que têm o sonho de paternidade preservarem sua fertilidade e, ainda, manterem o bem estar e uma vida mais saudável.
1. Evitar cigarros
As substâncias tóxicas e radioativas que compõem os produtos podem comprometer a função reprodutiva em diversos níveis.
Afetam desde a produção dos espermatozoides, até a movimentação tubária, dentre outros.
2.Praticar atividades físicas
Além de melhorar de um modo geral a resistência, imunidade, bem-estar e auto-estima da pessoa, os exercícios podem auxiliar no equilíbrio metabólico e hormonal de homens e mulheres.
3. Manter uma alimentação balanceada
É necessário equilibrar e adaptar o organismo para que vitaminas e minerais, como ácido fólico, ferro, cálcio, vitaminas do complexo B, entre outras, estejam presentes na alimentação.
Esse equilíbrio pode evitar diversas doenças e ainda otimizar a fertilidade masculina.
4. Ir ao urologista regularmente
Infelizmente, alguns homens têm o hábito de irem ao consultório apenas quando sentem algum sintoma.
Porém, manter a visita ao urologista regularmente pode prevenir vários tipos de problemas, com maiores chances de se manter saudável.
5. Preservação da fertilidade masculina
O congelamento de sêmen é indicado para o homem que deseja preservar sua fertilidade quando for se submeter a situações em que a capacidade reprodutiva pode ser colocada em risco, como a vasectomia ou tratamento de câncer.
A técnica é simples e o material coletado fica protegido em um banco de sêmen, o qual mantém espermatozoides criopreservados em nitrogênio líquido por tempo indeterminado para serem utilizados, até o paciente optar por inseminações artificiais ou outras técnicas de reprodução assistida.
Para saber mais sobre este e outros assuntos entre em contato com a clínica para agendar uma consulta com um de nossos especialista.
Clínica Conceptus Reprodução Assistida
Telefone: (85) 3261.0011 – WhatsApp: (85) 99935-0031
E-mail: conceptus@clinicaconceptus.com.br