Saúde mental: Qual sua relação com a fertilidade? - Clínica Conceptus

Saúde mental: Qual sua relação com a fertilidade?

Publicado em 17 de junho de 2020 com 0 comentários

A saúde mental, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), conceitua a capacidade individual de lidar de maneira positiva com as adversidades psicológicas do dia-a-dia. 

O estresse, tensão e a ansiedade, comuns no cotidiano de muitas pessoas, podem afetar diretamente no metabolismo do corpo humano. As respostas físicas se refletem em perda ou aumento do apetite, dores de cabeça e desequilíbrios hormonais

A instabilidade dos hormônios do corpo masculino e feminino é uma grande causadora de problemas na infertilidade. Isso acontece por alterar a qualidade do sêmen e também dificultar a produção de óvulos. Dessa forma, a fecundação natural muitas vezes é comprometida e não acontece.

Conheça as principais causas da infertilidade.

Além disso, a depressão, uma doença psíquica, também tem relação direta com a dificuldade de engravidar, devido às respostas físicas que a doença apresenta no corpo do indivíduo e também devido às medicações.

É importante reforçar que, pessoas que apresentam essa patologia e que desejam seguir com uma gestação, façam um acompanhamento obstétrico e também psiquiátrico de confiança e qualidade.

E para quem tem a infertilidade causada por outros motivos? Como o comprometimento da saúde mental pode afetar o sonho de ter um filho?

Saúde mental e reprodução assistida 

Pessoas que precisam recorrer aos procedimentos de reprodução assistida para solucionar problemas de infertilidade precisam ficar atentos com os cuidados com a saúde mental.

Isso porque é comum os pacientes apresentarem casos de ataques de ansiedade e pânico durante o tratamento, devido o medo sobre as possibilidades dos procedimentos, que muitas vezes são incertas.

É necessário um cuidado especial para buscar formas de melhorar as condições da sua saúde mental. Confira a seguir algumas dicas para uma rotina focada no bem-estar mental e físico

Como buscar o equilíbrio no dia-a-dia?

Desenvolver uma rotina focada no melhoramento da saúde mental é importante para evitar sintomas negativos do estresse e passar a ter respostas físicas benéficas para o corpo humano. Alguns passos que podem ser tomados para isso:

  • Procure uma terapia especializada: A palavra “terapia” pode assustar, mas o procedimento é totalmente natural. Ter um psicólogo de confiança e profissional para auxiliar a encontrar um novo caminho para suas preocupações é essencial. 
  • Faça exercícios físicos com regularidade: Não precisa se transformar em um atleta olímpico, mas adicionar atividades como ioga ou corridas e caminhadas no cotidiano melhora os níveis de hormônios que provocam bem-estar.
  • Interaja com pessoas que te fazem bem: Ter uma rede de apoio de amigos e familiares de confiança é fundamental para enfrentar possíveis adversidades. 
  • Adote pequenas atividades prazerosas durante o dia: Ler um livro, assistir um episódio da sua série favorita antes de dormir, cuidar de plantas ou do seu pet, e até mesmo planejar o dia seguinte em um diário ou agenda podem ajudar a desenvolver uma rotina mais equilibrada. 

Além de todos os passos, é de grande importância sempre procurar profissionais qualificados para cuidar de questões relacionadas à saúde mental e infertilidade.

Entre em contato conosco para mais informações e dúvidas sobre o assunto:  WhatsApp: (85) 99935-0031 | Telefone: (85) 3261.0011

Preencha os dados abaixo para receber informações sobre os serviços da Clínica Conceptus.





Tags: ansiedade, ansiedade e fertilidade, bem-estar, Coronavírus, depressão, depressão e fertilidade, equilíbrio, estresse, fertilidade, infertilidade, medo, pânico, quarentena, reprodução assistida, saúde, Saúde mental, saúde mental e fertilidade, saúde mental e infertilidade, tensão

Deixe seu comentário