Síndrome do Ovário Policístico (SOP): Entenda o que é e conheça os sintomas - Clínica Conceptus

Síndrome do Ovário Policístico (SOP): Entenda o que é e conheça os sintomas

Publicado em 23 de dezembro de 2016 com 3 comentários

A síndrome do ovário policístico (SOP) é uma situação na qual os hormônios de uma mulher estão fora de equilíbrio. Ele pode trazer problemas ao ciclo menstrual, como também para a fertilidade feminina. Se não for tratada, com o tempo ela pode levar a sérios problemas de saúde, como diabetes e doenças cardíacas.

A maioria das mulheres com SOP costumam ter vários pequenos cistos em seus ovários. É por isso que é chamado de síndrome do ovário policístico. Os cistos não são prejudiciais, mas levam ao desequilíbrio hormonal.

O diagnóstico precoce e o tratamento podem ajudar a controlar os sintomas e prevenir problemas a longo prazo.

sop-

Por razões que não são bem compreendidas, na SOP os hormônios ficam fora de equilíbrio. Uma mudança hormonal desencadeia outra e assim sucessivamente.

A causa da SOP não é totalmente compreendida, mas a genética pode ser um fator. A SOP parece ter um caráter familiar, por isso a chance de ter é maior se há outras mulheres na família com essa doença.

Quais são os sintomas de Síndrome do Ovário Policístico (SOP)?

Os sintomas tendem a ser leves no início. Você pode ter apenas alguns sintomas ou vários deles. Os mais comuns são:

• Acne;
  • Ganho de peso e dificuldade para perder peso;
  • Excesso de pelo no rosto e no corpo. Muitas vezes, as mulheres ficam com pêlos mais grossos e mais escuros na face, no peito, na barriga e nas costas;
  • Menstruação irregular;
  • Problemas de fertilidade. Muitas mulheres que têm SOP têm dificuldade em engravidar (infertilidade).

Caso você tenha SOP, procure o quanto antes o seu médico ginecologista para uma melhor análise do caso e tratamento adequado. Feito isso, poderá conviver bem com a síndrome e o principal: com saúde!
Se você tem dúvidas sobre o assunto, entre em contato conosco.

Dr. Marcelo Gondim – CREMEC 9360

Clínica Conceptus Reprodução Assistida

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade de São Paulo (USP), foi residente também em Reprodução Humana pela Universidade de São Paulo (USP), é Mestre e Doutor em Reprodução Humana pela Universidade de São Paulo (USP) e é professor de Ginecologia do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Tags: clínica conceptus, desequilíbrio hormonal, Dr. Marcelo Gondim, fertilidade, fertilidade feminina, hormônios, ovário policístico, síndrome do ovário policístico, SOP

3 thoughts about the post

Paola - 3 anos ago Responder

Olá boa noite

Necesitaría de algunas informacoes

Me chamo Paola, meu marido é Pedro
    Estamos tentando engravidar faz uns meses e nao tivemos éxito aínda.
    Estaremos interessados em agendas uma consulta para podermos facer algúns testes.

Assim gostariaMos de saber quais os valores das consultas!
    Obrigado

Clínica Conceptus - 2 anos ago Responder

Olá, tudo bem? Você pode entrar em contato conosco pelo WhatsApp: (85) 99935-0031 Ou se preferir, deixe seu contato que retornaremos o quanto antes. Agradecemos o contato.

Clínica Conceptus - 2 anos ago Responder

Olá, tudo bem? Você pode entrar em contato conosco pelo WhatsApp: (85) 99935-0031 para tirar todas as suas dúvidas. Ou se preferir, deixe seu contato que retornaremos o quanto antes. Agradecemos o contato.