Infertilidade masculina: Quais as causas? - Clínica Conceptus

Infertilidade masculina: Quais as causas?

Publicado em 22 de agosto de 2019 com 0 comentários

A infertilidade masculina chega a ser o motivo de cerca de 30% dos casos de infertilidade e em 20% dos casos, as causas são combinadas entre a infertilidade masculina e feminina.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 80 milhões de pessoas apresentam o problema no mundo.

Algumas alterações podem causar impactos diretos na fertilidade masculina, como doenças e traumas testiculares.

Confira alguns fatores que podem causar a infertilidade masculina:

  • Varicocele: Dilatação anormal das veias dentro da bolsa escrotal.

 

  • Doenças sexualmente transmissíveis: Algumas doenças como a clamídia e a gonorreia podem aderir nas estruturas do aparelho reprodutor masculino, atrapalhando a passagem do sêmen e dificultando o funcionamento dos órgãos.

 

  • Uso de medicamentos: o uso exacerbado de alguns medicamentos pode interferir diretamente no funcionamento dos testículos, assim, o sêmen pode apresentar baixa capacidade de fecundação.

 

  • Tabagismo: a combinação das substâncias do cigarro podem causar a redução na qualidade do sêmen, prejudicando a concentração, motilidade e morfologia. Além de causar alterações nos níveis hormonais.

Se após um ano de tentativas de concepção sem sucesso, um especialista em reprodução deve ser consultado para avaliar quais as causas.

Qual exame pode avaliar a fertilidade masculina?

Para a avaliação da fertilidade masculina, é indicado o espermograma, que é um exame que avalia a qualidade e quantidade do sêmen.

O espermograma considera quantidade, a vitalidade, motilidade e a morfologia do espermatozoide. O exame deve ser feito no início do acompanhamento médico.

Se houver alterações nos espermatozoides, elas poderão ser corrigidas com prescrição de alguns remédios, reduzindo o tempo de espera e aumentando as chances de uma concepção natural.

Quando a infertilidade masculina é diagnosticada, o que fazer?

Em alguns casos, a infertilidade pode ser tratada através do uso de alguns remédios. Mas se o tratamento com fármacos não surtir efeito, há outras formas de concepção.

Alguns tratamentos de reprodução assistida podem ajudar a realizar o sonho da paternidade, como a Fertilização In Vitro (FIV) e a ICSI que apresentam altas taxas de sucesso.

Agora que você já entende melhor como a infertilidade masculina pode ser causada, aproveite para saber mais sobre nossos serviços e esclarecer outras dúvidas através das nossas redes sociais!

Preencha os dados abaixo para receber informações sobre os serviços da Clínica Conceptus.





Tags: DST, espermograma, fertilidade, fiv, ICSI, infertilidade, inseminação artificial

Deixe seu comentário