Infertilidade: Conheça as principais causas. - Clínica Conceptus

Infertilidade: Conheça as principais causas.

Publicado em 21 de junho de 2019 com 0 comentários

A infertilidade pode ser um empecilho para quem deseja ter filhos e muitas vezes só é diagnosticada após tentativas sem sucesso.

O mês de junho foi escolhido como Mês da Conscientização da Infertilidade para ajudar a população a entender e conhecer melhor os fatores. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 10% da população enfrenta problemas com a infertilidade.

A infertilidade significa que algum fator está impedindo a concepção e as causas estão distribuídas igualmente entre homens e mulheres. Se um casal não consegue conceber após 1 ano de sexo regular sem o uso de proteção pode haver problemas.

O que pode causar a infertilidade?

Alguns fatores podem desencadear a infertilidade em homens e mulheres, dentre eles podemos dividir em fatores internos e externos que agem de diferentes formas podendo afetar a saúde reprodutiva. Conheça alguns deles:

Idade:

Um dos fatores mais recorrentes é a idade. Sendo um processo natural, com o passar dos anos pode haver dificuldades para conceber uma criança.

As mulheres são mais afetadas, já que aos 40 anos já começam a entrar no período natural de queda da fertilidade, a menopausa. Porém, isso pode ocorrer também em mulheres mais novas na condição chamada menopausa precoce.

Peso:

De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), mulheres acima do peso tem três vezes mais chances de sofrer com a infertilidade do que comparada às mulheres com IMC (Índice de massa corporal) normal.

O excesso de peso pode influenciar na produção de hormônios como o estrógeno, onde o corpo entende como se a reprodução estivesse controlada.

Já os homens podem sofrer com a redução do nível de testosterona e o aumento do estradiol, o que compromete a produção do esperma.

Alimentação:

A alimentação tem papel indiscutível na saúde de qualquer pessoa, por isso é necessário manter uma alimentação balanceada com a ingestão de vitaminas e proteínas que ajudam a manter a fertilidade.

As vitaminas presentes em ovos, queijos, bananas e cereais ajudam a regularizar as enzimas responsáveis pela liberação dos óvulos.

Estresse:

Em mulheres, o estresse pode desencadear a produção de algumas enzimas que fazem com que o útero não possibilite o desenvolvimento da gestação, além de liberar hormônios que contraem a musculatura uterina e diminuem a vascularização que, em alguns casos, podem provocar parto prematuro.

DSTs:

Algumas doenças sexualmente transmissíveis podem causar obstrução na passagem do óvulo e comprometer as trompas em mulheres e inflamação na próstatas em homens.

As doenças mais comuns são a sífilis, clamídia e a gonorreia, que podem manifestar sintomas em diferentes estágios.

Bebidas alcoólicas e cigarro:

Pessoas que ingerem bebidas alcoólicas e/ou fumam com regularidade podem apresentar um desequilíbrio hormonal.

Nos homens pode ocorrer a redução na quantidade e qualidade do esperma para ambas as situações, já as mulheres além da dificuldade para concepção, podem entrar na menopausa de três a quatro anos antes das demais que não consomem.

O que fazer quando a infertilidade é diagnosticada?

Em alguns casos, a infertilidade pode ser tratada com o uso de alguns medicamentos sem efeitos colaterais. Mas se o tratamento não surtir efeito, há outras formas de conceber.

Alguns tratamentos de reprodução assistida, como a Fertilização In Vitro e a Inseminação Artificial , podem ser a solução para quem tem problemas com a fertilidade.

A Clínica Conceptus tem o compromisso de realizar sonhos e ajudar casais que enfrentam a infertilidade. Conheça nossos serviços e entre em contato!

Preencha os dados abaixo para receber informações sobre os serviços da Clínica Conceptus.





Tags: bebidas, cigarro, DST, estresse, fiv, ICSI, infertilidade, inseminação artificial, junho, mãe, menopausa, mês da conscientização da infertilidade

Deixe seu comentário