Durante a gravidez, é normal que as idas ao banheiro aumentem. E em uma delas, algumas futuras mamães podem se assustar com um vestígio de sangramento na calcinha. Porém, é importante manter a calma, pois os sangramentos genitais são muito frequentes, e isso nem sempre indica que há um problema grave.
Primeiro trimestre da gravidez
Nos primeiros meses, é normal ocorrer sangramento, devido à implantação do embrião na parede do útero e ao deslocamento do saco gestacional. Geralmente, esse sangue pode ser confundido com menstruação e vem acompanhado de fortes cólicas.
Segundo trimestre da gravidez
Do terceiro ao sexto mês, a frequência de sangramentos diminui. E após o quinto mês, pode acontecer devido à placenta prévia. Este órgão, responsável por levar nutrientes e oxigênio ao bebê, se fixa no colo do útero (e não na parte média, como é o normal). Esse problema deve ser diagnosticado o quanto antes e ser acompanhado de perto para evitar possíveis complicações.
Terceiro trimestre da gravidez
No último trimestre da gravidez, os sangramentos passam a ser mais preocupantes, por suspeita de deslocamento prematuro da placenta.
Atenção:
Apesar de que nem todo sangramento deve ser motivo de desespero, é sempre fundamental consultar seu obstetra, que poderá avaliar melhor a situação e indicar a conduta que deve ser tomada para evitar futuros problemas.
Se as nossas dicas lhe ajudaram, aproveite e compartilhe com outra gestante também. Para continuar acompanhando posts como esse, nos acompanhe através da FanPage (www.facebook.com/conceptusreproducaoassistida) e do Instagram (@clinicaconceptus).