Saúde da mulher é um tema que deve ser abordado não apenas no mês de março, mas ao longo de todo o ano devido a sua importância.
Manter uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos são hábitos que ajudam a manter uma vida saudável.
Mas o que pouco se acredita é que fazer exames periódicos também podem trazer tranquilidade para quem procura manter a saúde feminina em dia.
Durante a vida, todas as mulheres precisam fazer visitas periódicas ao médico, mesmo na ausência de sintomas e doenças.
Os exames podem investigar condições, desde as mais simples até as mais complexas.
Quais as fases e exames necessários durante a vida para a saúde da mulher?
Na infância é recomendado o acompanhamento de pediatras para acompanhar e avaliar o desenvolvimento da criança, descartando disfunções hormonais ou doenças ainda nesta fase.
Atualmente, o Ministério da Saúde recomenda a vacina contra o HPV (Papilomavírus humano) para meninas a partir dos 9 anos como forma de prevenção da infecção.
Após a menstruação e o início da vida sexual, o ginecologista que acompanha a mulher pode solicitar exames que detectam DST, como o HPV, sífilis, clamídia e HIV.
O exame Papanicolau é extremamente importante para a saúde da mulher durante a vida adulta, junto com um profissional o exame tem poder preventivo à algumas condições.
Recomenda-se que seja feito, pelo menos, uma vez ao ano. Se houver algum tipo de alteração nos resultados, outros exames como Colposcopia e a Vulvoscopia podem ser solicitados.
Além disso, as ultrassonografias das mamas podem ser solicitados para avaliar alterações durante a vida.
Durante a vida adulta, um dos exames mais importantes é a mamografia mesmo se não houver histórico na família.
Se houver casos, o exame pode ser solicitado antes dos 30 anos. Por meio da mamografia é possível detectar microtumores, permitindo diagnósticos precoces, aumentando as chances de cura.
Entre os 40 e 50 anos, o período em que as mulheres atingem a menopausa, a reposição hormonal pode ser a solução para problemas como alterações no sono e de humor.
Além dos exames ginecológicos, a partir dessa idade é recomendado fazer avaliações cardíacas.
A saúde da mulher deve ser acompanhada em todas as fases para avaliar possíveis disfunções que podem afetar a fertilidade, além de ajudar a prevenir a doenças e manter uma vida saudável.
Conheça a Conceptus, entre em contato.