Dúvidas Frequentes
As principais perguntas que recebemos em nossos atendimentos
Quando devo procurar um especialista em fertilidade?
Quando o casal está tentando engravidar há pelo menos um ano, ou se sabidamente tem algum problema de fertilidade. Por exemplo, a mulher sabe que tem endometriose. No caso de mulheres com mais de 35 anos, esse tempo reduz para 6 meses.
Dietas e exercícios preservam a fertilidade?
Sim. O ideal é que a paciente faça atividades físicas regulares, mantenha um índice de massa corpórea adequado e uma dieta equilibrada. Pacientes com alterações de peso, tanto obesidade, como desnutrição, podem ter alteração na fertilidade.
Outro ponto de atenção são as vitaminas, que devem ser ingeridas de forma adequada, seguindo orientações médicas ou do nutricionista.
A pílula anticoncepcional dificulta a gravidez?
Não. Mulheres que usam anticoncepcional, a maioria deles, no ciclo seguinte a fertilidade já retorna normalmente, assim como também acontece com os dispositivos intrauterinos. Alguns anticoncepcionais injetáveis podem retardar o retorno da fertilidade.
Ter abortado dificulta a capacidade de engravidar novamente?
Pode afetar, principalmente em pacientes que tiveram complicações após aborto. Também pode aumentar o risco de um novo aborto. Nesses casos o indicado é procurar um especialista para uma avaliação prévia à gestação.
Pra quem já teve um filho, conceber novamente será mais fácil?
Depende, porque teoricamente já foi provada a fertilidade da mulher, mas isso não impede que se desenvolva um quadro de infertilidade, como por exemplo com a idade avançada.
A idade é um fator de terminante?
Sim. Independente da quantidade de gestações, a idade é um fator determinante para a fertilidade.
Como sei que estou ovulando?
O primeiro aspecto a se avaliar é se os ciclos menstruais estão regulares. Nessas pacientes o período ovulatório ocorre geralmente 14 dias antes da próxima menstruação.
É possível ter filhos após uma laqueadura?
Sim, é possível reverter a laqueadura ou através de fertilização in vitro.
É possível ter filhos após uma vasectomia?
Sim, é possível reverter a laqueadura ou através de fertilização in vitro.
Criopreservação, quando devo recorrer?
Existe criopreservação para os gametas, óvulos, espermatozoides e também para os embriões.
Pacientes com diagnóstico de câncer podem recorrer a esse serviço como forma de preservação da fertilidade tanto para óvulos, quanto para espermatozoides.
No caso de mulheres que não desejam gestar no momento, mas que já estão com idade fértil, essa também é uma forma de preservar a fertilidade.
No caso dos embriões, se congela o excedente do procedimento in vitro para a transferência em um segundo momento. Tanto no caso de insucesso da fertilização para uma segunda tentativa, quanto para aqueles casos de sucesso, os casais já têm embriões preservados para futuros filhos.
Quais atitudes devo adotar para ter uma gestação mais tranquila?
Estar com o calendário de vacinação em dia, manter uma dieta saudável, atividade física regular, não fumar, beber, ou utilizar drogas, além de tentar se manter longe de estresse.
Preciso modificar minha alimentação para conseguir engravidar?
É preciso investir em uma alimentação saudável. As vitaminas do complexo ômega, “E” e “D” são essenciais para a fertilidade.
Qual deve ser a frequência das relações sexuais para conseguir engravidar?
É preciso manter uma vida sexual ativa, com uma frequência de 2 a 3 vezes por semana.
É possível manter uma vida sexual ativa durante a gestação?
Sim, para a maioria das mulheres não há restrições. Para algumas, existem períodos de aumento da libido.